SETEMBRO: A TORRE DE BABEL

Mercúrio no sistema da Kabbalah é Hod, a reverberação, representando a capacidade do ser humano de de reverberar, de fazer repercutir, de interagir através dos meios de sua expressão.

Assim quando Mercúrio fica retrógrado, na sua marcha aparente para trás, produz uma vibração de retroação, que induz para uma revisão de nossos pensamentos, atos e palavras.
Mercúrio ficou retrógrado de 08 a 31 de maio de 2009, faça um exercício de rever o que ocorreu com você nesses dias, se houve mais atrasos que de costume, e faça um comparativo com os períodos em que Mercúrio não está retrógrado.

Mercúrio fica novamente retrógrado de 07 a 29 de setembro de 2009 e de 27 de dezembro de 2009 a 16 de janeiro de 2010, portanto, esse não é um período para tomadas de decisões, iniciar projetos, ações, processos, adquirir bens que sejam utilizados em interação entre seres humanos, como celulares, televisores, rádios, computadores,etc.

Porém é o melhor momento para revisões, auditorias, encontrar falhas e defeitos, atrasar decisões, consertar aparelhos para interação humana, instalação e atuação de antivírus e demais sistemas de defesa de meios de informação.

As pessoas que possuem Mercúrio retrógrado no mapa de nascimento poderão sentir uma sensação maior, ou terão maiores impactos em seus atrasos e problemas de comunicação. Encontrei indícios de quem tem esse padrão no mapa natal acaba desenvolvendo o vício de fumar, talvez devido à tensão relacionada ao elemento ar e utilize o ato de fumar como escape por não saber lidar com entraves de Mercúrio retrógrado. Também é indicativo de necessidades especiais nos órgãos de percepção, como fala, ouvido e visão. É exatamente esse o simbolismo do período, ficamos cegos, surdos e mudos uns com outros ou uma torre de babel onde ninguém se entende, porque cada um fica restrito ao seu próprio entendimento, que no momento está deficitário.


Essa Torre de Babel poderá até ser causa ou causadora de algum evento importante no dia 18 de setembro, quando ocorrerá a Lua Nova, quando Sol, Lua, Mercúrio e Saturno estarão conjuntos e em oposição a Urano. Esse padrão pode representar uma união de forças retrógradas (ortodoxas/velha ideologia) contra algum projeto ou medida de forças que querem implantar o novo. Isso não quer dizer que o novo sempre esteja correto. Esse simbolismo está correspondendo ao conflito, no Brasil, entre governo e o movimento de agronegócios, onde o governo estuda medidas de alteração nos índices de produtividade dos produtores com ameaça de desapropriação. Pela conjuntura das forças astrológicas o governo tende a perder essa quebra de braço e vai retroceder de sua tentativa, muito embora possa tentar novamente ou algo semelhante ou novo embate com as mesmas forças entre 03 de fevereiro de 2010 com ápices em 27 de abril de 2010 e 27 de julho de 2010 com final em 04 de outubro de 2010, o que nos leva a conjuntura política das eleições presidenciais no Brasil, que merece um outro artigo.

Confira o reflexo desse padrão de energia de acordo com seu ascendente: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, Peixes.
Veja também artigo sobre o assunto em http://www.debatesculturais.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PERIGOS DA LUA CHEIA

AMOR E SEXO: ARQUÉTIPOS ASTROLÓGICOS

O Poder e o Tempo.