INFERNO ASTRAL MUNDIAL (PARTE 1)

PLUTÃO EM CAPRICÓRNIO: 2008 - 2024

O termo inferno astral popularizou-se e hoje é utilizado e relativamente compreendido por boa parte da população. De maneira geral representa um período próximo a data de aniversário, de uma pessoa, de uma empresa, de um país, onde tudo costuma dar errado. O termo "inferno" astral não é muito feliz, porque traz apenas um dos aspectos a ser analisado, o negativo, esse período representa o Princípio de Ritmo, onde "Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação." (O Cabalion)

Portanto o termo mais adequado para representar o período de recomeçar, é a pausa, porém na mentalidade ocidental pausa é confundida com preguiça, perda de tempo, perda de dinheiro, afinal negócio quer dizer negar o ócio, já na mentalidade oriental o ócio é sagrado, sacerdócio, representa o respeito ao ritmo de tudo, ritmo da natureza, ritmo das pessoas, embora na literatura religiosa do ocidente (que nasceu e foi escrita no oriente), também está escrito "Debaixo do céu há momento para tudo, e tempo para cada coisa; Tempo ppara nascer e tempo para morrer (...) Tempo para procurar e tempo para perder" (Eclesiaste 3:1), então, talvez o termo ideal seja "Avaliação Astral" ou auto-avaliação.

Perceba a importância dessa mudança de conceito, quando se diz inferno astral está se pressupondo que somente fizemos coisas erradas e que esse período será de castigo, por isso, inferno, o que raramente é verdade. Mais próximo da vida real é que tenhamos cometidos bons e maus atos. Compreendido o conceito vamos entender como se calcula o período de tempo correto de auto-avaliação, devemos pegar o período em alusão e dividi-lo por 7, isso mesmo o sagrado número sete, "No sétimo dia, Deus terminou todo o seu trabalho; e no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho" (Gênesis 2:2). É daí que nasce o sabbat dos judeus, e por quê sabbat? Porque domingo é o primeiro dia, e sábado o sétimo, regido por Saturno, regente de Capricórnio. Saturno é o senhor do tempo, e aqueles que vivem correndo, querendo controlar o tempo (sobre)vivem estressados e acabam perdendo o tempo que pensaram que estavam ganhando.

Na antiga Grécia os rituais em homenagem a Saturno chamavam-se Saturnálias, que originaram o nosso carnaval. "Tradicionalmente durante a Saturnália não só o escravo e senhor ficavam à mesma altura, como também o senhor servia o escravo. Os escravos recebiam ostatus de senhor, e podiam dizer ou fazer o que desejassem (...) O populacho perambulava pelas ruas, festivo e despreocupado, as leis contra o jogo e os dados eram ignorados e todos usavam roupas solta e festivas, pondo de lado a toga formal." (Saturno em trãnsito,p.25) O que representa o carnaval?Em uma de suas representações o carnaval representa um omento de pausa, no ritmo estressante do cotidiano, um momento de sermos mais tolerantes, deixar a vida correr um pouco mais solta, mais leve. O que acontece no período do carnaval, no Brasil, é que uns correm para refúgios para espiar seus pecados ou meditar e outros que não têm ou não se preocupam com isso, correm para a folia, porém todos com o mesmo intuito, se livrarem de algo que os incomodam, a ditadura do tempo sem pausa, um sentido natural de ritmo que o ser humano andou perdendo. (publicado em março/2007, na revista do Iate Clube de Fortaleza,pag.16-17)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PERIGOS DA LUA CHEIA

AMOR E SEXO: ARQUÉTIPOS ASTROLÓGICOS

O Poder e o Tempo.